Nos Últimos Dias, Jesus disse, “escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu”.
Como entendemos este versículo?
Está escrito que José, o décimo primeiro dos doze filhos de Jacó, teve um sonho:
“Teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, dizendo: Tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam perante mim. Quando o contou a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é esse que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos com o rosto em terra diante de ti?” - Gen. 37:9-10
Quando José se tornou mais tarde o primeiro-ministro do Egito, seus pais e irmãos se inclinaram diante dele, como o sonho havia previsto. Em seu sonho, o sol e a lua simbolizavam os pais, enquanto as estrelas simbolizavam seus filhos. Como será explicado, Jesus e o Espírito Santo são os Verdadeiros Pais, que vem dar o renascimento à humanidade no lugar de Adão e Eva.
Portanto, nesta profecia de Mateus, o sol e a lua representam Jesus e o Espírito Santo, enquanto as estrelas representam os fiéis e seguidores que são seus filhos. De outro modo, Jesus é comparado à verdadeira luz porque ele veio como a encarnação da Palavra e espalhando a luz da verdade. Aqui, a luz do sol significa a luz das palavras de Jesus, e a luz da lua significa a luz do Espírito Santo, que vem como o espírito da verdade.
O sol ser escurecido e a lua perder sua luz significa que a Palavra do Novo Testamento dada por Jesus e o Espírito Santo perderá seu brilho. Como pode a Palavra revelada no Novo Testamento possivelmente perder sua luz? A Palavra do Velho Testamento foi eclipsada quando Jesus e o Espírito Santo vieram e nos deram a Palavra do Novo Testamento, a qual cumpria o Velho Testamento.
Da mesma forma, quando Cristo retornar e trouxer a nova verdade a fim de cumprir a Palavra do Novo Testamento e construir um novo céu e uma nova terra, a Palavra que ele deu em sua primeira vinda perderá sua luz. É dito que a Palavra perderá sua luz porque, com a vinda de uma nova era, o
período da missão da velha verdade terá terminado.
A profecia de que as estrelas cairão do céu significa que nos Últimos Dias muitos cristãos fervorosos darão um passo em falso e cairão da graça de Deus. No tempo de Jesus, os líderes do povo judeu estavam todos aguardando pela vinda do Messias, mas encontraram seu declínio quando não reconheceram Jesus como o Messias e se opuseram a ele.
Da mesma forma, os cristãos que têm ansiosamente esperado o retorno de Jesus poderão fazer o mesmo mau julgamento e cair quando ele realmente retornar.
Jesus perguntou, “Contudo quando vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?” Em outra ocasião ele disse que declararia aos seus devotos seguidores, “Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”. Jesus fez estas advertências aos cristãos dos Últimos Dias porque previu que seria provável a descrença e a agressão contra ele em seu Segundo Advento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário